Porque é que eu gosto de guardar a maquilhagem (e você também devia!)

Não é segredo que eu adoro organizar coisas, sou a pessoa que o faz por diversão. No entanto, não é preciso ser uma organizadora – basta colher os benefícios da organização. Um dos grandes benefícios de organizar a sua maquilhagem é que evita que a sua maquilhagem expire, pois assim pode encontrar e usar os seus produtos de maquilhagem.

Se colocou TUDO numa caixa debaixo do lavatório da sua casa de banho, é provável que se esqueça dela. E antes que dê por isso, a BAM! está a transbordar de produtos que jura nunca ter visto antes. Pode sentir-se stressada por ter de remexer em tudo o que tem quando se prepara de manhã. Ou aborrece-se de usar os mesmos produtos todos os dias quando tem maquilhagem que nunca experimentou ou usou.
Se você pode se relacionar, é hora de fazer uma pequena limpeza de primavera e começar a organizar sua maquiagem.

Dica #1: menos é mais

Primeiro as coisas mais importantes. Antes de ir às compras de produtos de maquilhagem novos e bonitos, precisa de deitar coisas fora. Quando se tem demasiados produtos de maquilhagem, a maioria deles fica esquecida e simplesmente ocupa um espaço precioso.

Quando tem menos coisas, é mais provável que experimente os seus “novos” produtos de maquilhagem.

Eu sei que alguns de vocês estão em modo de pânico neste momento (“Ela acabou de dizer as palavras “deitar fora a maquilhagem”?! Sim, sim, eu disse. Mas eu prometo que tudo vai ficar bem).
Feche os olhos (bem, leia o resto da frase primeiro), respire fundo e diga: “Não preciso de nada disto. Posso deitar coisas fora, tudo será melhor por causa disso. Eu posso fazer isso.

Antes de mais nada, deite fora o que é velho e o que não usa. Mais importante ainda, deita fora o que nunca vais usar (Sim, aquele batom vermelho que compraste há dois anos e que é um pouco demasiado laranja precisa de ir).

A próxima coisa que você precisa fazer é ser honesto sobre o que é realista para você e suas necessidades. Se é uma maquilhadora, então sim, talvez sejam necessárias 15 cores de blush e esse é um bom número para si. Mas se for apenas uma rapariga normal, talvez isso seja um pouco demais.

Por isso, dê uma vista de olhos ao que tem. O que é que usas mais? Podes guardar alguns (ou dois), mas não precisas de um stock de cinco anos. Seja honesto sobre o que pode ser um pouco excessivo para as suas necessidades e dê essas coisas (bónus: as pessoas a quem as dá vão adorá-lo por isso).

Alternativamente, se não conhece ninguém que queira a sua maquilhagem, pode doar os produtos não utilizados a instituições de caridade e algumas marcas até têm esquemas de reciclagem.

Dica 2: Maximize o espaço

maximize make-up space

Ok, ok. Fez o seu melhor para reduzir o tamanho, mas ainda tem muitos produtos que usa e adora.
Como maquilhadora profissional, compreendo a luta entre produtos e espaço. É por isso que desde cedo me senti atraída pelas paletas de maquilhagem. Os maquilhadores profissionais condensam os seus kits, e mesmo que os seus produtos sejam apenas para uso pessoal, também pode beneficiar do espaço poupado.

Mova os seus produtos de maquilhagem para paletes/recipientes profissionais adequados ao espaço.

Obviamente, pode guardar muito mais coisas se encontrar uma forma de as condensar. Não desanime se já tiver artigos que não ocupam muito espaço, pois pode haver uma forma criativa de mudar a embalagem volumosa. Também pode transformar os potes de maquilhagem que já comprou em paletas de maquilhagem.

Dica 3: À vista, na mente

eye makeup

De certeza que já ouviu o ditado “Longe da vista, longe do coração”, não ouviu? Aplica-se totalmente aos produtos de maquilhagem.

Sem olhar, liste todos os produtos na sua caixa de maquilhagem “extra” (sabe, aquela que está debaixo do seu lavatório ou no armário para o seu excesso. Todos nós temos uma, não é?). Seja muito específico sobre cada produto. Eu quero saber a quantidade e a cor das coisas. Que tal guardar o que consegue identificar!

Portou-se bem?

Obviamente, não posso ver a tua lista nem obrigar-te a deitar coisas fora, mas espero que este exercício te faça perceber que as coisas que não conseguiste identificar são as coisas que tens vindo a deitar lá para dentro sabe-se lá há quanto tempo. Não as usaste, e o “bom momento” de que estavas à espera provavelmente já passou (está na hora de dizer adeus à sombra brilhante).

Então guarde sua maquiagem onde você possa vê-la. É melhor manter sua maquiagem em um lugar onde você será constantemente lembrado dela. Dessa forma, não se vai esquecer do que tem. Experimente um expositor de balcão elegante ou um organizador de maquilhagem transparente no seu guarda-roupa se o espaço do balcão for limitado.

Dica 4: Tudo tem o seu lugar

organize a sua maquilhagem

É uma dica bastante simples, certo? Mas, surpreendentemente, muitas mulheres não a utilizam quando se trata da sua maquilhagem. Pense em quanto tempo perderia a cozinhar se as suas colheres de cozinha acabassem na gaveta das meias. Se tivesse de procurar uma colher de cada vez que servisse uma tigela de cereais, provavelmente deixaria de comer cereais (ou de usar colheres)!

O mesmo se aplica aos seus artigos de maquilhagem. Se não sabe exatamente onde está aquele lápis de olhos de carvão, provavelmente nunca o vai usar. Mas se tiver todos os seus lápis de olhos num só lugar, é mais fácil escolher entre azul-marinho, preto ou castanho.

Agora é a altura de comprar aqueles organizadores de maquilhagem giros que mencionei anteriormente. Não se esqueça de se divertir com o que você coloca seus produtos de maquiagem, para que você goste de guardar as coisas no futuro.

Dica 5: Crie o hábito

Não sei dizer quantas vezes organizei algo para um amigo e, em pouco tempo, tudo voltou a ser como era! E isso porque eles não criaram um sistema para manter o novo hábito.

Na minha opinião, gastar tempo para organizar algo é bastante inútil se não tivermos em conta todo o trabalho e tempo que investimos nisso. Portanto, cabe-lhe a si continuar a colocar as coisas no seu lugar e respeitar os limites que estabeleceu para si próprio (talvez sem saber) com a primeira dica.

Quando decidiu anteriormente que cinco blushes eram suficientes, foi esse o limite que estabeleceu para os blushes. Por outras palavras, os “limites de produtos” são aquilo que guarda e que nunca tem num determinado momento.

Uma vez que agora tudo tem um lugar, pode ver como as coisas vão caber no espaço. Deve ser mais fácil decidir o que é realista manter. Por exemplo, talvez possas passar por três batons numa semana, por isso só vais guardar três. Isto significa que se comprar um novo, o antigo será deitado fora.

Livre-se dos itens antigos quando os novos chegarem.

De que forma pode organizar a sua maquilhagem? Eu adoraria ouvir de vocês!

storing lipstick

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *